Estar grávida é um estado de graça plena na mulher, mas confesso que só estou começando a aproveitar tudo isso agora.
O início é cheio de mudanças e transformações, os chamados enjoos. Meu marido bem sabe o que ele sofreu, coitado, não podia chegar perto de mim que eu já fazia cara de nojo, mas não era nojo dele e sim de cheiros que antes me eram tão agradáveis.
Ele diz que a mulher quando está grávida fica com instinto canino e olfato aguçado, o meu olfato sempre foi desenvolvido, mas agora está digamos, apurado.
Cheiros a parte, eu também passei por uns maus bocados com dores de cabeça, na verdade eu sempre fui assim, dores de cabeça sempre me derrubam, se não estou 100% estou 1% o suficiente pra fazer umas poucas coisinhas e só.
Estava com um aspecto doente, pálida, com olheiras, unhas por fazer, depilação por fazer, cabelos sempre desarrumados, não tinha vontade de sair de casa e também tinha dificuldades pra dormir, tive insônias "brabas", isso tudo durou umas 4 - 5 semanas.
Também tive problemas para conseguir um médico pra fazer pré-natal. O sistema de saúde canadense é uma merda, muito burocrático... fui em um doutor que não quis me pegar como paciente pq ele ia deixar a obstetrícia no meio da minha gravidez, aí fiquei que nem louca ligando pra todos os médicos da lista telefônica: uns só poderiam me consultar em meados de abril ou início de maio e quando me perguntavam quando tinha sido minha última mestruação diziam que não podiam me consultar pq eu já estaria muito avançada e não marcavam consulta, outros simplesmente diziam que não estavam aceitando mais pacientes. Isso me rendeu duas semanas de stress e muito choro, pensei até em voltar pro Brasil.
Junto com isso o meu trabalho: trabalhar como camareira em hotel e ainda mais grávida não combina, o trabalho é pesado e envolve muitos cheiros, produtos de limpeza, quartos fetidos de cigarro e outras coisas... um horror.
Mas aqui no Canada existe um programa do governo que possibilita que a mulher grávida ou amamentando fique sem trabalhar e recebendo 90% do salário e ainda manter o emprego caso o trabalho ofereca riscos, o que era o meu caso, mas como já disse antes, o Canada é cheio de burocracia e até que toda a documentação ficasse pronta e eu fosse aprovada no tal programa demorou 3 semanas, e nesse interím fui trabalhar algumas vezes e passei muito mal, era um martírio acordar cedo e enfrentar a jornada de trabalho.
Tanks Good ainda bem tudo isso esta acabando, eu consegui entrar pro tal programa do governo, os enjoos estão passando, as dores de cabeça estão diminuindo, já retomei minha vaidade, voltei a amar meu marido (embora a libido ainda não tenha voltado com força total - isso é um efeito da gravidez - acho eu - e que espero que passe logo, logo.) e consegui uma médica jóia pra fazer meu pré-natal.
Acredito que tudo ficou mais ameno com a primeira consulta de pré-natal, a doutora foi muito legal, esclareceu todas as dúvidas, foi simpática e neste mesmo dia me fez vários exames de sangue e urina e o primeiro ultrasom para verificar a atividade cardíaca do meu baby.
Foi muito emocionante ver meu baby ainda pequenino (4cm) dentro de mim e ouvir o coraçãozinho dele batendo forte, as lágrimas foram inevitáveis!!!
Já estou com 12 semanas e as mudanças no corpo já estão aparecendo, a barriga já apontou e os seios estão grandes, meus palpites me dizem que vou ter um menino,mas não tenho preferência, de agora em diante é só aproveitar toda essa transformação na minha vida e no meu corpo.
este é o meu baby com 10 semanas e 4cm